terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Como tenho conseguido ler mais este ano


Quem me conhece sabe da minha paixão por livros. É muito provável que me encontrem a ler enquanto espero para ser atendida. Na minha mala, trazer um livro é normalíssimo. Não perco demasiado tempo em lojas de roupa, mas em lojas de livros... nem comento.

O problema desta paixão é que lia vários livros em simultâneo (sei que muitos apaixonados por livros têm exactamente o mesmo hábito). Estava a ler algo, mas se de repente visse outro livro interessante... ai, ai... não aguentava e começava a ler esse também. O problema disto é que tenho vários livros que não acabei de ler. Confesso que isso me irritava, mas raramente conseguia resistir ao livro seguinte.

Este ano decidi fazer diferente! Só leio novo livro depois de acabar o que ando a ler. E sabes o resultado disso? Desde o início do ano consegui ler um livro por semana! 

Para além disso, passei a ter metas de leitura (não são rígidas como noutros objectivos, mas apenas uma orientação). Isto significa que logo pela manhã coloco um post it, normalmente, 30 páginas à frente daquela em que estou a ler. É esse o meu objectivo de leitura para esse dia. Claro que posso ultrapassar ou nem sequer atingir essa meta. Como disse, é só uma orientação. Contudo, dá-me muito mais entusiasmo tentar atingi-la. Sei de quem tem como meta ler 50 ou até 100 páginas por dia. Mas no meu caso, tive de escolher uma meta realista para a minha vida.

Por último, como tenho uma série de livros inacabados, e super-interessantes, não tenho comprado tanto. Não digo que não vá aproveitar oportunidades promocionais, que surjam dentro da minha wishlist. Ainda assim estou a tentar concentrar-me nos livros que já tenho.

De resto não faço nada que já não fizesse... aproveito cada bloco de tempo livre e leio (porque para mim, ler é um prazer). Quando estou à espera de alguma coisa, quando faço refeições sozinha, quando tenho uma pequena pausa (tipo 5 minutos, mesmo) e à noite (acompanhada pela minha filha).

Isto está a resultar tanto comigo que, no que respeita à primeira regra (de não começar algo novo, antes de acabar o que estou a ler), quero transpô-la para outras áreas da minha vida. Não quero comprar novos produtos (de beleza, alimentação, limpeza...) sem que o que esteja a usar esteja prestes a acabar. Quantas vezes compramos e nos esquecemos que já temos algo semelhante? Quantas vezes acumulamos coisas e depois deixamos passá-las de validade?

Quero evitar desperdícios e dar verdadeira utilidade ao que tenho. E isso, garantidamente, está a fazer-me mais feliz!

Foto: congerdesign
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails