quarta-feira, 26 de abril de 2017

Férias em modo slow

As férias da Páscoa chegaram. Aproveitámos mais a nossa cidade e estivemos uns dias (poucos) no Algarve. 

Na imagem, a praia de Santa Eulália em Albufeira. Jantávamos mais cedo e íamos lá antes do anoitecer. Só para olhar o mar, sentir aquele cheiro, aquela brisa... enquanto os miúdos brincavam na areia. Há coisa mais relaxante que ouvir o som das ondas? Maravilhoso!


Na nossa cidade olhámos a beleza das pequenas coisas. É uma cidade do centro do país, onde os ritmos são mais lentos. Ainda assim, está repleta de história e de lugares bonitos. Chama-se Abrantes. Já ouviste falar?

À direita, uma das vistas da cidade. No aglomerado de casas, avista-se a igreja de São Vicente, mandada construir aquando da conquista de Abrantes por D. Afonso Henriques. Foi entretanto destruída pelos mouros e novamente reconstruída por empregados do Convento de Cristo de Tomar.

Não, não te vou falar de história. Só estou a mostrar-te o quanto de histórias interessantes podemos descobrir nos lugares onde moramos.



A minha cidade é também chamada de «cidade florida», dada a quantidade de flores um pouco por todo o lado. Hoje em dia, com pena minha, as pessoas não têm flores nas varandas como antigamente. Ainda assim, os espaços públicos continuam encantadores.
E agora, novamente o mar, desta vez pela manhã, quando a praia ainda se encontrava deserta. Haverá melhor hora para sentir paz interior, o tão falado hygge (ou felicidade pura), do que ao nascer e pôr-do-sol?



Ainda em casa, testei novos sabores. Aqui as papas de aveia proteicas do Jamie Oliver. A acompanhar, um chá de frutos silvestres.

Andava a ler vários livros em simultâneo. Conclui alguns e concentrei-me neste: o "Menos é Mais" da Francine Jay. Um livro sobre minimalismo, sem radicalismos, apenas focado na melhoria de qualidade de vida. Uma leitura agradável!










Pela cidade, mais um recanto a fazer juz à Primavera. E isto junto a umas casas-de-banho públicas...


Uma janela rústica e um emaranhado de plantas.



Mais uma receita, deliciosa por sinal, baseada na dieta paleo. É uma salada de frango crocante com amêndoa, receita do livro "Chegar Novo a Velho - Receitas".












E agora uma vista do Algarve. Outra vez o mar.



Nessas paragens, experimentámos sabores mais tradicionais. Aqui um arroz de marisco. Um pouco de mar à mesa.














A hora mágica do entardecer, na minha cidade. Em pano de fundo a Igreja de São João Baptista, fundada pela rainha Santa Isabel para celebrar a paz entre o marido, o rei D. Dinis e o filho D. Afonso.


Na verdade não saímos muito. Queríamos ir a uma série de locais e desistimos de quase todos. A ideia era relaxar, não andar a correr de um lado para o outro. 

As férias envolveram prazeres simples como a leitura, escrita e caminhadas por lugares bonitos. Somente isso.

A princesa andou de patins, neste lugar encantador de Abrantes. O castelo ao fundo, o parque radical mesmo ali. História e desporto, num só lugar. Nós apreciávamos simplesmente a vista.



No Algarve, optámos por fazer umas partidas de ténis. Foi super-divertido! Mas também tive consciência de que não consigo correr como dantes. Queria tanto, mas tanto, ter tempo para praticar desporto...

Também relaxámos na piscina aquecida e, à noite, depois de deitar o Luquinhas, assistíamos a um filme (há que tempos não me sentava, para ver algo na TV - a sério, soube-me mesmo bem).
Não resisti e comprei este livro do pediatra Mário Cordeiro, o "Educar com Amor". Aborda temas tão interessantes, como um capítulo inteirinho a explicar «como ensinar uma criança a ser alegre». Maravilhoso! Quando terminar de ler, certamente falarei dele no blog. A verdade é que estou a ficar absolutamente fã deste autor!

Pena que no Algarve foram, na prática, só 3 dias. Os outros 2 foram passados a viajar. Para descansar verdadeiramente, precisávamos de mais um tempo longe da correria diária. Ainda assim, o facto de não termos andado de um lado para o outro, ajudou bastante. O mar, um bom livro e tempo em família, são o melhor das férias. Fazer tudo em modo mais brando, dedicar tempo unicamente a ser feliz.

A última foto é novamente do mar. Lindo como só ele. Ali, um pouco antes do anoitecer.


Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Que dias maravilhosos! Também adoro o mar, dá-me força. Olhar aquela imensidão azul, sentir o cheiro...é qualquer coisa, que não se explica, sente-se. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mesmo que sejam poucos dias de férias, o importante, a meu ver, é mesmo a quebra de rotina e a mudança de ares.
    O mar, sempre a melhor escolha e compensa horas de viagens.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso Mafalda :D
    Mesmo poucas, passou para este lado uma tranquilidade boa ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails