sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #9

Sinto-me com o coração cheio. Estou a poucos passos de alcançar o meu objectivo, de destralhar totalmente a casa. Quero por isso fazer mais um ponto de situação. Falar de resultados e do que tenho aprendido nesta jornada.

Número de áreas a destralhar e organizar 
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 227 áreas, faltam-me 18! 

Cronograma 
Cada área a destralhar corresponde a 1 dia, e o objectivo a que me propus é de destralhar 4 áreas por semana. Contudo, desta vez só fiz 1 área por semana.

Não que tivesse feito diferente, não que tivesse desanimado, mas porque as tarefas que tive em mãos foram avassaladoras (tal era a quantidade de tralha).

Destralhei e organizei as fotografias e as revistas (que eram mais de mil!)... Daí que para ficar organizado, tal qual sonhei, levou o seu tempo.

Motivação 
Completamente em alta! A verdade é que me sinto super-entusiasmada para alcançar esta meta. Para mais agora, que estou bem próxima de a atingir.

Continuo a ler o segundo livro da Marie Kondo, "Alegria", para me manter motivada. Leio só um pouquinho cada dia. A ideia é ter sempre o que ler até ao final do meu plano - para manter o entusiasmo. Daí estar a ler tão lentamente (é também essa a razão para ainda não ter  falado deste livro no blog).

Como destralhar e organizar livros e revistas
Algumas das pilhas de revistas cá por casa.
Os livros e revistas cá por casa eram realmente muitos. Mas há uma diferença substancial entre ambos.

Tinha imensas revistas que havia comprado por causa de um único artigo, enquanto que nos livros sempre fui mais selecta. Aquilo que comprava era o que realmente adorava (e adoro) ler e reler. Assim, posso dizer que só destralhei revistas. Os livros foram uma rara excepção que escapou ao destralhe. Somente tive de os organizar.



Eis as estratégias que utilizei no destralhe e organização de livros e revistas.

- comecei a destralhar várias revistas por dia, ao longo de todo o processo de destralhamento. Poderia tê-lo feito de forma mais rápida. Mas analisar tanta revista, verificando cada artigo, levaria bastante tempo. Daí ter começado este processo logo no início do plano. E fi-lo porque uso o material das revistas no meu dia-a-dia, nomeadamente como fonte de informação para o blog. Assim, é um recurso de trabalho. Claro que há quem não necessite de folhear, bastando-lhe olhar as capas. Mas não era o meu caso pessoal.

- digitalizei o que costumo utilizar no computador. Deitei fora todas as revistas de decoração, guardando somente algumas fotos (realmente inspiradoras). Digitalizei, porque é no computador que costumo ver este tipo de fotos. Não valia a pena manter as revistas, porque o que gostamos em termos de decoração, é algo que se vai modificando com o tempo. 

Guardei as revistas de culinária na cozinha mas deitei fora todos os recortes de revistas/jornais com receitas. Digitalizei aquelas que realmente gostava e eliminei o resto, inclusive este dossier. A verdade é que tenho uma pasta no computador só com as minhas receitas preferidas. E como as costumo usar assim, não valia a pena mantê-las em papel.

tentei guardar as colecções na vertical. Em termos de revistas, foram poucas as colecções que mantive. Só aquelas realmente úteis ou que me dão horas de prazer, enquanto as leio. 

Na imagem abaixo, um «antes e depois» de 2 colecções de revistas. Para ser franca quando tirei foto do antes, já tinha organizado a prateleira de cima, mas a de baixo encontrava-se naquele estado lastimável.
As poucas colecções de revistas que mantive

Tentei ao máximo deixá-las na vertical e com os títulos visíveis (o espaço nem sempre o permitiu). Desta forma torna-se mais fácil encontrar o que preciso.

O dossier azul tem fotocópia dos índices das revistas da prateleira de baixo (são revistas de educação infantil, cujas fotocópias dos índices fazia logo que as comprava). Pode soar ridículo. Mas a verdade é que quando quero pesquisar um tema, este dossier ajuda-me imenso.

guardei somente artigos de revistas que me interessam. O resto da revista deitei fora. Foram sacos e sacos de papel para a reciclagem.

reuni o que gostaria de manter, por categorias. Como o que decidi manter estava relacionado com os meus temas favoritos (normalmente o que costumo abordar no blog), foi fácil distribuí-los por categorias. Cada pilha de livros ou de artigos de revistas (foto abaixo), representava uma categoria específica.

Organizando os livros e artigos de revistas por categorias.

criei esquemas de organização na minha agenda. Após cada destralhe, e antes de organizar fisicamente, costumo fazer «esquemas de organização». Primeiro faço uma lista com todas as categorias. De seguida faço um desenho ou esquema onde defino o lugar onde vou guardar cada categoria de objectos. Aqui, à esquerda, encontra-se o esquema de organização dos artigos de revista (que guardei em 4 dossiers):

À esquerda: esquema de organização dos dossiers com artigos de revistas.
À direita: separadores dos dossiers, baseados nos esquemas de organização.

No caso dos livros, fiz um desenho das estantes, indicando onde guardá-los de acordo com as suas temáticas.

coloquei os artigos de revista em dossiers. O que realmente me interessava, coube em 4 dossiers:
Centenas de revistas reduzidas a 4 dossiers, só com temas que adoro.

1) dossier "Felicidade";
2) dossier "Saúde & Bem-Estar I";
3) dossier "Saúde & Bem-Estar II";
4) dossier "Vida Prática".

Cada dossier aborda um tema geral, e está dividido em sub-categorias. Por exemplo o dossier com a temática geral da "Felicidade" aborda sub-categorias como "Optimismo", "Auto-estima/Auto-confiança", "Sociedades Felizes".






- recorri a separadores de dossiers para organizar os artigos de revistas por temas específicos. Deste modo, é fácil encontrar determinado artigo, ou saber exactamente onde guardar um artigo novo.
À esquerda: artigo incluído no separador "felicidade" (dossier "Felicidade").
À direita: artigo do separador "destralhe e minimalismo" (dossier "Vida Prática").
À esquerda: artigo incluído no separador "sociedades felizes" (dossier "Felicidade").
À direita: artigo do separador "parentalidade positiva" (dossier "Vida Prática").

- registei o nome da fonte bibliográfica de cada artigo. Fi-lo, escrevendo a referência bibliográfica num cantinho do artigo. Isto porque se escrever algo baseado num artigo, terei forma de indicar a minha fonte de informação.

- organizei os livros na vertical e de acordo com o tema que abordam. 
Livros organizados na vertical
(cada prateleira reúne livros da mesma categoria).
























Distribuí-os por 4 estantes do escritório e 2 prateleiras na sala. 

Quando os comecei a organizar, encontrei 37 sub-categorias diferentes, que dividi por 6 categorias principais (uma categoria por estante e pelas 2 prateleiras da sala):
- ficção e literatura infantil & juvenil;
- história, ciências e línguas;
- saúde & bem-estar;
- desenvolvimento pessoal & relações;
- religião (numa prateleira na sala);
- viagens & geografia (numa prateleira da sala).

Com excepção das 2 últimas categorias, todas elas se dividem em sub-categorias. Por exemplo, na estante da «saúde & bem-estar» tenho livros sobre: saúde, exercício físico, meditação, stress e inteligência emocional, etc.

O que descobri com esta organização
Enquanto organizava percebi que estes livros e revistas dizem muito de mim. Da minha personalidade e das minhas paixões. Tanto livros como revistas, todos abordam temas semelhantes, que realmente fazem a diferença na minha vida. 

Após deitar fora o que não interessava, ficou só o que adoro, o que me faz feliz. 
E agora sim, tenho uma biblioteca verdadeiramente apaixonante!

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

15 comentários:

  1. Eu ainda não tive coragem de organizar esta parte... as revistas!!!! Um dia será o dia...

    Gostei das dicas e vou guardar para quando o dia chegar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tive de destralhar ao longo do tempo. Foi das partes que me deu mais trabalho.
      Boa sorte para o teu destralhe :)

      Eliminar
  2. Eu preciso mesmo de destralhar a minha casa (é um apartamento T2). Era suposto ter começado em Julho, só cumpri 2 ou 3 áreas porque, logo no início do mês, o meu pai foi operado, teve alta, foi para casa, parecia tudo estar a correr bem, quando teve de ser internado outra vez e novamente operado, a outra situação... Então, com as idas e vindas para o hospital, com o apoio domiciliário que tive de prestar já em casa, junto com as minhas irmãs porque não conseguimos ninguém para ajudar, o trabalho e o filhote, não consegui fazer nada, pelo contrário, só piorou!! Agora que as coisas estão mais calmas e que o meu pai está quase recuperado a 100%, está na altura de recomeçar!! Vou continuar a ler o seu blog, que tem sido uma grande inspiração!! Parabéns!

    Sandra F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Antes de mais, desejo que o teu pai recupere rapidamente.
      Houve semanas em que eu também não consegui destralhar. Daí ter previsto uma duração algo longa para o meu plano. Mais vale ser realista, do que ser demasiado ambiciosa e depois falhar.
      Com esses acontecimentos é normal que não tenhas tido tempo. Agora é olhar em frente e pôr mãos a obra com toda a garra.
      Boa sorte! :)

      Eliminar
  3. Mais um post inspirador. O pior é que falta o ânimo para meter as mãos na massa. Bjs

    Xana F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa por traçar um plano e por ler algo motivador. Esta é uma boa forma de ganhares motivação para começares. Com o tempo, os próprios resultados que vais obtendo te farão ter vontade de continuar.
      Boa sorte!

      Eliminar
  4. Sabes que tive grande dificuldade em gerir as revistas tecnicas? Da Ordem dos tecnicos de contas? Quando comecei a destralhar os armários associados dei conta que tinha todas as revistas mensais desde 2001........ estávamos em 2016 quando fiz essa parte... otei por reciclar... fiquei apenas com as deste ano... se vou precisar ainda ou não, não sei... mas na altura foi po que senti que devia fazer. As coisas também mudaram muito, e temos sempre acesso a essas informações de forma digital, por esse motivo tomei a decisão... Hoje foi dia de 1 dos roupeiros... que dia! as roupas dão cá um trabalhão! Cá vamos continuando nas nossas concretizações diárias.

    Beijinhos lindona,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode soar estranho, mas eu tive mais trabalho com as revistas do que com o roupeiro. Só comigo!...
      Quanto a revistas desse género, que também as tinha da minha área de trabalho, desfiz-me de quase tudo. Das áreas fiscais, que falas, também guardei uma do ano passado, o resto seguiu caminho... Não imaginas a quantidade de revistas que enviei para a reciclagem. Foi uma quantidade gigantesca (nem tinha noção de que tinha tanta coisa). A vantagem é que agora penso muiiiito bem antes de comprar novas revistas.
      Beijinhos e boa sorte para o teu destralhe :)

      Eliminar
  5. Muito legal todo o seu sistema. Eu, por outro lado, tenho aflição de tanta revista e livro junto. Só guardo o estritamente necessário!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, uso realmente muitos artigos como fonte de informação para a minha investigação sobre "felicidade", daí tê-los mantidos.
      Quanto a livros não me faz qualquer aflição ter muitos, porque só tenho coisas que realmente adoro. Sou bem selecta naquilo que compro.
      Mas concordo contigo. Só devemos guardar o que é realmente necessário.
      Bjs

      Eliminar
  6. Parabéns! E como lidas com o desafio que é manter destralhadas áreas já antes analisadas?
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca antes o tinha conseguido como estou a conseguir agora e creio que tem muito a ver com algumas regras que estou a seguir:

      - definir 1 lugar para cada objecto, sendo que o objecto deve de ter espaço suficiente no lugar onde é guardado (não deve de ficar apertado entre outros objectos);
      - não devem de existir coisas empilhadas em cima das outras, permitindo que num breve olhar de relance consigamos visualizar tudo o que temos (o que implica desfazermo-nos ou colocarmos noutro local objectos que não tenham espaços para serem guardados em determinada área);
      - guardar os objectos não ao acaso, mas de forma a que a sua localização faça todo o sentido (por exemplo, roupas da actual estação ficam num lugar mais acessível do roupeiro, livros de saúde estão todos na mesma prateleira, especiarias estão num armário ao lado do fogão, chaveiro está junto à porta de entrada). O importante é que faça todo o sentido ser guardado ali, pois se percebermos o porquê fica mais fácil memorizar o lugar de cada coisa.
      - guardar objectos da mesma categoria num só lugar, em vez de deixá-los espalhados pela casa (por exemplo não ter medicamentos espalhados pela casa, optar por criar uma área para os guardar).

      No entanto, tenho alguma dificuldade nas áreas que têm de ser destralhadas repetidamente, como a despensa. Criei por exemplo uma área para os produtos que se usam na culinária vegetariana. Como tenho comprado mais produtos desta área, começou a faltar-me espaço. Em contrapartida, uma área onde guardava doces tem vindo a diminuir. Também gosto de experimentar receitas novas e por vezes surgem ingredientes que antes não tinham lugar. Enfim, esta é uma área cujo espaço tem de ser constantemente reorganizado, caso contrário surge o caos. O que tenho feito com este género de espaços é organizá-lo no dia que tenho definido para a sua limpeza. Ou seja, se reorganizar assim que possa, as coisas não ficam caóticas novamente, passam sim a fazer sentido outra vez.

      Bjs

      Eliminar
    2. Gosto do teu método.
      E concordo plenamente que a cozinha é um grande desafio: sem nos apercebermos bem, acaba por ser o local para onde mais compramos no dia-a-dia, daí ser imperativo mantermo-nos a par do que lá temos, também para de evitar desperdícios.
      És sempre uma inspiração, e, claro, de uma grande simpatia :)
      Beijos grandes.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails