Em tempos, a minha tia N. disse-me: “A felicidade depende em grande parte de como vês o que te rodeia e da forma como encaras os problemas”. E acho que ela tem toda a razão.
Perante adversidades que nos acontecem no dia-a-dia, algumas pessoas pensam “Amanhã correrá melhor!”. Já outras, infelizmente, ficam a ruminar tempos e tempos no mesmo assunto. Criam um filme nas suas cabeças que, grande parte das vezes, chega a ser pior que a realidade.
Quando tenho um dia difícil, esta é uma das minhas dificuldades: fico a pensar no que correu mal não sei quantas vezes. Mas quero mudar isso. Descobri que existem 19 formas de pensar que nos ajudam a ultrapassar os momentos difíceis. Quer descobrir quais? Aqui estão elas:
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1 – Convença-se que os momentos difíceis fazem parte da vida – Pode ser uma chatice, mas não podemos mudar isso. Em qualquer momento da nossa vida, todos passamos por momentos difíceis, sem excepção. Sim, mesmo aquela pessoa super-feliz, pode estar a passar por dificuldades.
2 – Concentre-se nas soluções – Quando estiver a pensar num problema, tente substituir esse pensamento por outros que se concentrem nas soluções. Se necessário escreva. Quem sabe não descobre a forma de ultrapassar a situação?
3 – Não generalize – Não deixe que um único acontecimento mau (por ex. uma desilusão amorosa), o faça pensar que tudo corre mal na sua vida. Certamente há outras áreas da sua vida que correm melhor.
4 – Lembre-se do que lhe tem corrido bem – Comece a dar importância ao que lhe corre bem. Pode ter uma família fantástica e/ou amigos que se importam consigo e/ou conseguiu o emprego que tanto desejava, etc. Pense bem, há-de encontrar algo de bom (se for difícil para si, sugiro que experimente um diário de gratidão).
5 – Lembre-se que tudo passa – É impossível viver momentos difíceis o tempo todo. Certamente, daqui a uma semana, um mês, ou um ano, tudo estará melhor. Em certos casos, nem se lembrará do assunto.
6 – Tenha uma visão geral, não se concentre só nos detalhes – Quando pensa que algo correu mal (por ex. uma festa que organizou) não se concentre somente nos detalhes negativos. Então e tudo o resto que correu bem? Será que ter-se esquecido de comprar camarão, teve assim tanta importância? Certamente foi criativo e deu a volta à situação.
7 – Utilize «frases força» - Diga mental ou verbalmente, frases como “Vou conseguir ultrapassar isto”, “Amanhã é outro dia, tudo correrá melhor”, “Tudo se resolverá”, etc. Pessoalmente costumo dizer: “Há soluções para tudo nesta vida, menos para a morte. E mesmo essa, às vezes pode ser adiada”.
8 – Não tire conclusões precipitadas – Obtenha toda a informação disponível sobre um assunto, antes de tirar uma conclusão negativa. Aqueles seus amigos podem não ter aceite o seu convite para jantar, por inúmeras razões: por estarem demasiado cansados, por terem combinado outra coisa previamente, por terem algo urgente para fazer. Porque raio pensou logo que que não gostam da sua companhia?
9 – Não antecipe um futuro negativo – Esperar o melhor é muito menos stressante e dá bem menos trabalho, que esperar o pior. Imagine que tem de fazer uma apresentação pública. Evite pensar desde já que não vai conseguir falar, que as pessoas se vão rir de si, que só estarão a olhar para o seu aspecto… stop! Se se preparar convenientemente, experimente esperar o melhor.
10 – Não tente ser perfeito – Primeiro por porque a perfeição não existe, depois porque ao tentar ser perfeito a sua vida será muito mais tensa e infeliz. Permita-se a errar, ria-se das situações, aprenda ao longo do caminho. O que importa é tentar melhorar.
11 – Não classifique um mau momento como uma «catástrofe» – Imagine que cometeu um erro no seu trabalho. Não comece logo a pensar que só poderia ter acontecido consigo, que ainda vai ser despedido, que não há justificação para tal erro. Pondere, será que foi assim tão grave? Errar é humano e a verdadeira virtude está em assumir o erro e agir activamente para o corrigir. Para a próxima, fará melhor.
12 – Não minimize os bons momentos – Por oposição, imagine que recebe um elogio do seu chefe. Não desvalorize essa opinião. Aceite o elogio como verdadeiro e como um estímulo para continuar o bom trabalho.
13 – Não tenha medo de viver bons momentos – Algumas pessoas têm a sua atenção de tal forma concentrada no que lhes acontece de mal, que quando chega um bom momento não o aproveitam, com receio que tudo fique pior. Mesmo que nem tudo seja bom todo o tempo (também não será sempre mau), aproveite enquanto dura.
14 – Pense que os momentos difíceis o ajudarão a crescer – Infelizmente, por vezes temos de passar por momentos maus, para acontecerem 2 coisas essenciais na nossa vida: a primeira é darmos valor às coisas boas quando estas acontecem, a segunda é que deixarmos de nos acomodar e agirmos activamente para melhorar a situação. Há por exemplo casos de pessoas, que só devido ao facto de terem tido chefes intratáveis e por passaram por momentos maus no trabalho, tomaram um atitude e criaram um negócio na área que sempre sonharam.
15 – Pare de etiquetar as pessoas e coisas em seu redor – Isto acontece quando baseado num acontecimento ou em alguns acontecimentos, classificamos a totalidade do que está a nosso redor. Vou dar 3 exemplos:
1) Imagine que está a ver notícias sobre a crise na televisão. Com base nessas notícias classifica o mundo como um local mau para viver. – Mas será que o mundo não têm coisas boas? Não se vive melhor do que há uns séculos atrás? Historicamente, já reparou que as crises são cíclicas. Apesar de tudo acabam por passar.
2) O seu filho parte-lhe uma jarra e você diz-lhe que ele é mau. Será? As crianças tendencialmente têm boas intenções, mas nem sempre medem as consequências dos seus actos. E por vezes também lhes acontecem acidentes, como a todos nós. Critique o comportamento, mas não coloque a etiqueta de «má» na criança.
3) Você comete um erro e diz de si próprio “Sou cá um idiota! Isto só comigo.”. Agora pense, pode julgar-se a si mesmo dessa forma por um único erro que cometeu? Então e as coisas que fez bem, esqueceu-se delas?
16 – Não personalize os acontecimentos – Não se culpe por determinados acontecimentos e nem desconsidere aspectos relevantes, quando se debate com situações que não consegue controlar. Se não conseguiu que aquele cliente aceitasse o produto da vossa empresa, não depende só de si. Poderiam haver melhores preços no mercado, o seu produto poderia realmente não dar resposta ao que a pessoa necessitava, talvez ela estivesse a sondar terreno e não quisesse comprar nada por agora…
17 – Mantenha a cabeça ocupada – Por vezes esta é a melhor forma de não ficar a ruminar num assunto. É ocupar-se de uma actividade complexa o suficiente, para manter a sua atenção concentrada nessa tarefa. Quando tiver acabado, provavelmente os seus problemas já não lhe parecerão tão graves. Poderá fazer uma limpeza geral lá em casa, assistir a um filme, ler um livro…
18 – Agarre-se à sua fé – A espiritualidade poderá ajudá-lo a ultrapassar os momentos mais difíceis e dar-lhe-á esperança face ao futuro. Experimente orar e pedir que a situação melhore. Agradeça igualmente pelo que já tem de bom.
19 – Lembre-se que «amanhã é um novo dia» - Terá uma nova oportunidade para fazer as coisas bem. Como diziam os antigos “Por vezes o travesseiro é o melhor conselheiro” e quem sabe amanhã já estará mais calmo para se concentrar nas soluções.